Olá pessoal, já comentamos aqui no blog sobre o coronavírus e sobre o arenavírus, mas não podemos deixar de falar sobre um dos principais terrores dos dias atuais, a dengue.
Dengue é uma doença causado por um arbovírus. Os arbovírus são vírus que são transmitidos por insetos, principalmente mosquitos. Existem quatros sorotipos da dengue (1,2,3 e 4) onde cada pessoa pode se infectar com os quatros sorotipos da doença, porém quando infectado por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.
A transmissão da dengue é ocorre quando o Aedes Aegypti previamente contaminado com algum sorotipo, disseminando assim a doença.
O período de incubação da dengue pode variar de 8 a 12 dias dependendo de qual sorotipo a pessoa foi contaminada. Os sintomas mais comuns apresentados pela dengue é: febre alta, dores musculares intensas, falta de apetite, mal estar, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, etc.
Além dos sintomas clássicos da dengue há também os sinais de alarme da dengue, sendo os seguintes sintomas:
- Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome;
- vômitos persistentes;
- acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico);
- sangramento de mucosa ou outra hemorragia;
- aumento progressivo do hematócrito;
- queda abrupta das plaquetas;
- aumento do fígado (maior ou igual 2 cm).
IMPORTANTE: O ministério da saúde trás uma classificação de risco em quatro grupos:
SINAIS DE CHOQUE:
Taquicardia, extremidades distais frias, pulso fraco e filiforme, enchimento capilar lento (>2 segundos), pressão arterial convergente (<20 mmHg), taquipneia, oliguria (< 1,5 ml/kg/h ) e hipotensão arterial (fase tardia do choque).
Para mais informações sobre os grupos de risco, confira no site do ministério da saúde https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/14/dengue-manejo-adulto-crianca-5d.pdf lá vocês encontraram essas e outras informações a respeito da dengue.
Atualmente o tratamento da dengue atualmente recomendo é a hidratação (água, água de coco, Gatorade, sucos naturais, etc.), repouso e medicamentos para febre e dor. NÃO TOMAR MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPIA, APENAS COM ORIENTAÇÃO MÉDICA!!!
O diagnóstico clínico é feito por um médico, sendo confirmado através de exames laboratoriais de sorologia, biologia molecular e de isolamento viral ou confirmado com teste rápido (feito na triagem). A sorologia é feita pela técnica MAC ELISA, por PCR, isolamento viral e teste rápido. Todos os exames estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de confirmação da doença, a notificação deve ser feita ao Ministério da Saúde em até 24 horas.
A melhor forma de prevenção é eliminar de vez os criadouros afim de eliminar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água parada em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. O uso de repelentes afim de evitar o mosquito é bem vindo também.
Agora já podemos prevenir um pouco mais para evitar a incidência de casos de dengue. E vale sempre lembrar, na presença de qualquer um dos sintomas, procure um atendimento médico.






Comentários
Postar um comentário