Pular para o conteúdo principal

Febre Hemorrágica Brasileira: a volta dos que não foram!?

Olá pessoal, na postagem de hoje vamos abordar um pouco mais da Febre Hemorrágica Brasileira, sendo mais conhecida pelo nome Arenavírus.

Arenavírus

Ao todo existem 6 tipos de febre hemorrágicas, estando entre elas a dengue hemorrágica, o ebola, a febre amarela, a febre hemorrágica pelo hantavírus e o arenavírus. 

Há 2 décadas atrás foram descritas 4 infecções pelo vírus, onde sabe-se que ele é extremamente raro e letal. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue, por exemplo, como febre, dor atrás dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas pela pele, dor de cabeça, entre outras, incluindo sangramento de mucosas. 

Recentemente foi confirmado um caso de febre hemorrágica brasileira em um homem adulto morador da cidade de Sorocaba - SP, onde teve um período de vida de 12 dias após o aparecimento dos sintomas, indo à óbito no dia 11/01/2020. Investigações ainda estão sendo realizadas para determinar de onde veio a contaminação, já que as formas de transmissão da doenças são:
  • Inalação de pequenas partículas provenientes de urina, fezes e saliva de mamíferos contaminados, tendo os roedores silvestres como os principais vetores, e;
  • Contato com amostras biológicas de seres humanos infectados em ambiente hospitalar, onde não há uso adequado de equipamentos de proteção para manuseio das amostras de sangue, fezes, urina, sêmen, saliva e outros tipos de fluídos corporais.
Este é um caso isolado e que até no momento excluem transmissão internacional, já que o paciente em que esteve infectado não esteve fora do país, oque nos fazem pensar: este vírus sempre esteve aqui? Qual o motivo de sua volta tão repentina?. Vale ressaltar que o paciente realizou todos os exames para dengue, febre amarela, zika e doenças do tipo, obtendo apenas resultados negativos.

Ainda não esta sendo considerado um caso preocupante, como os casos de coronavírus, porém deve-se sempre manter a prevenção, evitando contato com roedores silvestres, e para os funcionários do serviço de saúde, estarem sempre com os equipamentos de proteção adequados. Além do uso de álcool 70% que auxilia no combate desta e de várias doenças.

Deixe seu comentário abaixo sobre o que você acha desta nova/velha doença e se devemos ou não nos preocupar com ela. E lembrem-se: Na presença de qualquer um dos sintoma, o serviço de saúde mais próximo deve ser procurado.

Fonte:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Câncer Colorretal (CCR): Fisiopatologia

  Conhecendo o Intestino Grosso O Intestino Grosso (IG) é o último órgão do sistema digestório e funciona como se fosse uma moldura para o Intestino Delgado (ID). O IG é dividido em porções: ceco, cólon ascendente,  cólon transverso,  cólon descendente, cólon sigmoide e reto. Posterior aos cólon, temos o reto e o ânus.  Fisiopatologia O câncer de colón retal é um tumor maligno que se desenvolve cerca de 50% das vezes na porção final do cólon, o reto. Ele se desenvolve a partir de um pólipo -pequenas verrugas, que crescem a partir do revestimento interno do intestino (mucosa). Existem diversos tipos de pólipos intestinais, mas há três tipos mais comuns, o pólipo hiperplásico  (geralmente pequenos), pólipos inflamatórios (acontecem em doenças inflamatórias intestinais, como na retocolite e doença de Crhon, podendo aumentar o risco de desenvolver câncer de colorretal) e pólipos adenomatosos (são os mais comuns e mais importantes devido seu alto potencial de se tran...

Relógio Biológico Chinês: o uso de plantas e ervas medicinais

Olá pessoal, vamos falar hoje sobre algumas ervas e plantas medicinais e falar sobre o relógio biológico segundo a medicina chinesa, onde daremos dicas e algumas recomendações para cuidar de sua saúde e de seus órgãos.  O poder das plantas medicinais para tratamento de doenças já são bem conhecidos, devido a sabedoria milenar, onde os povos reconheceram a eficácia das ervas e plantas medicinais para tratar diversas doenças. Muitas pessoas das gerações atuais cresceram com avós que tinham a receita de chás caseiros para curar uma dor ou um mal estar, podendo ser utilizadas também no tratamento de queimaduras leves, problemas no estômago, infecções, etc, onde de acordo com os sintomas apresentados existe uma planta com os princípios ativos específicos para trata-lo. Segundo a medicina chinesa (cultura que criou o relógio biológico humano há milhares de anos) o corpo humano funciona como um circuito fechado, onde as energias são canalizadas para os órgãos em det...

Benefícios da Argila Verde 💚

A argila verde é  um composto originário de rochas sedimentares que contém vários minerais e de acordo com a concentração de cada mineral vai determinar a cor e função que ela se destina.  Essa argila contém ferro cálcio, potássio, manganês e outros diversos minerais com inúmeros benefícios terapêuticos . O ferro auxilia para renovar a pele, deixando-a hidratada, revitalizada e firme. A argila verde é muito indicada para peles acneicas e oleosas, pois por ter grande função absorvente, secativa e emolientes, ajuda a diminuir a oleosidade. Além disso é ótima para combater as espinhas e suaviza manchas deixadas por ela. Tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e combatem edemas e inflamação. Pode ser aplicada em ferimentos e contusões para acelerar a cicatrização e diminuir a dor.  Além do rosto a argila pode ser aplicada no corpo para reduzir a aparências de estrias e celulite. Em clinicas de spas ela é muito utilizada para reduzir medidas e gorduras localizadas...