Pular para o conteúdo principal

Streptococcus pyogenes 🧫

 A bactéria Streptococcus pyogenes é uma bactéria Gram negativa, com morfologia de coco, pertencente ao gênero Streptococcus beta-hemolítico do grupo A. Hoje iremos abordar sobre as doenças que esse microrganismo é capaz de causar em um indivíduo.

A bactéria Streptococcus pyogenes causa frequentemente infecções na garganta, levando ao desenvolvimento de faringite e amigdalite. Esta infecção deve ser tratada corretamente para que não haja disseminação para outros tecidos. Além da infecção de garganta, a bactéria pode se disseminar causando Febre Reumática, Síndrome do Choque Tóxico e Escarlatina, por exemplo.

  • Faringite e Amigdalite

A faringite bacteriana é a infecção causada na região da faringe por bactérias do gênero Streptococcus, destacando-se o S. pyogenes. O mesmo ocorro na amigdalite, porém o local da infecção vai ser nas amigdalas. Esta bactéria se encontra presente na microbiota normalmente, sem causar nenhuma infecção, porém como é de fácil transmissão (por exemplo, troca de talheres, espirro, gotículas de saliva, etc.), a carga bacteriana na região pode aumentar, o que favorece ao aparecimento da doença.

  • Impetigo

A bactéria S. pyogenes também pode causar infecções na pele, levando ao desenvolvimento de impetigo. O impetigo é uma doença de pele, frequentemente em crianças, onde surge uma bolha, que estoura e fica com a região avermelhada, levando a formação de crostas ao redor da lesão. Pode ser causada por outras bactérias, além de S. pyogenes, e ocorre quando há uma baixa das células da imunidade.

  • Erisipela

Outra doenças, porém que acomete frequentemente adultos, obesos e diabéticos, é a erisipela. A erisipela é uma doença caracterizada por feridas vermelhas formadas na pele, em geral nas pernas, porém pode aparecer no rosto e nos braços, causando uma dor muito forte no indivíduo. Se não tratada, pode levar ao aparecimento de pus e em casos mais grave, a necrose tecidual.

  • Febre Reumática

A febre reumática, uma das principais doenças causadas pela infecção pela bactéria S. pyogenes, é uma doença autoimune, que surge após a infecção pela bactéria, onde há formação de anticorpos afim de combater o patógeno. Porém esta anticorpo acaba reagindo com moléculas própria do individuo, levando ao desenvolvimento da febre reumática. Os principais sintomas são dores nas articulações, fraqueza muscular e movimentos cardíacos involuntários.

  • Escarlatina

Durante a infecção de garganta, a bactéria pode liberar toxinas que vão interagir com o organismo. Através destas toxinas, pode ocorrer o desenvolvimento da escarlatina. O sintoma que mais caracteriza a escarlatina são manchas vermelhas por todo o corpo. São poucas as pessoas que são sensíveis às toxinas da bactéria e podem desenvolver escarlatina, estando mais concentrada em crianças de idade escolar.

Diagnóstico

O diagnóstico de infecção pela bactéria S. pyogenes é de acordo com os sinais e sintomas do indivíduo, acompanhado de exames laboratoriais. O mais utilizado frequentemente é o exame imunológico que pesquisa o anticorpo anti-estreptolisina O (ASLO). Porém pode ser feito exame microbiológico, onde será coletado a secreção do local da infecção e cultivado em meio de cultura.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relógio Biológico Chinês: o uso de plantas e ervas medicinais

Olá pessoal, vamos falar hoje sobre algumas ervas e plantas medicinais e falar sobre o relógio biológico segundo a medicina chinesa, onde daremos dicas e algumas recomendações para cuidar de sua saúde e de seus órgãos.  O poder das plantas medicinais para tratamento de doenças já são bem conhecidos, devido a sabedoria milenar, onde os povos reconheceram a eficácia das ervas e plantas medicinais para tratar diversas doenças. Muitas pessoas das gerações atuais cresceram com avós que tinham a receita de chás caseiros para curar uma dor ou um mal estar, podendo ser utilizadas também no tratamento de queimaduras leves, problemas no estômago, infecções, etc, onde de acordo com os sintomas apresentados existe uma planta com os princípios ativos específicos para trata-lo. Segundo a medicina chinesa (cultura que criou o relógio biológico humano há milhares de anos) o corpo humano funciona como um circuito fechado, onde as energias são canalizadas para os órgãos em det...

Segurança do trabalho

Muito se fala em segurança do trabalho (ST), mas vocês sabem de fato o que é a ST? Vocês sabem para que ela serve? No post de hoje para aumentar a conscientização da campanha abril verde, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.  A ST é um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes do trabalho. Ela atua também na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes, alem de proteger a integridade física do trabalhador. Um dos pilares principais da ST é o planejamento de gestão de risco, engenharia de risco e prevenção de acidentes.  A empresa tem uma responsabilidade de investir em segurança do trabalho, onde qualquer acidente dentro dela, ela é responsável, então ela não investindo em ST qualquer acidente que ocorre dentro dela, ela vai assumir essa responsabilidade, consequentemente processos trabalhistas e aumento de absenteísmo (pessoas indo trabalhar desmotivadas).  No Brasil, felizmente as ...

Câncer Colorretal (CCR): Fisiopatologia

  Conhecendo o Intestino Grosso O Intestino Grosso (IG) é o último órgão do sistema digestório e funciona como se fosse uma moldura para o Intestino Delgado (ID). O IG é dividido em porções: ceco, cólon ascendente,  cólon transverso,  cólon descendente, cólon sigmoide e reto. Posterior aos cólon, temos o reto e o ânus.  Fisiopatologia O câncer de colón retal é um tumor maligno que se desenvolve cerca de 50% das vezes na porção final do cólon, o reto. Ele se desenvolve a partir de um pólipo -pequenas verrugas, que crescem a partir do revestimento interno do intestino (mucosa). Existem diversos tipos de pólipos intestinais, mas há três tipos mais comuns, o pólipo hiperplásico  (geralmente pequenos), pólipos inflamatórios (acontecem em doenças inflamatórias intestinais, como na retocolite e doença de Crhon, podendo aumentar o risco de desenvolver câncer de colorretal) e pólipos adenomatosos (são os mais comuns e mais importantes devido seu alto potencial de se tran...