A bactéria Streptococcus pyogenes é uma bactéria Gram negativa, com morfologia de coco, pertencente ao gênero Streptococcus beta-hemolítico do grupo A. Hoje iremos abordar sobre as doenças que esse microrganismo é capaz de causar em um indivíduo.
A bactéria Streptococcus pyogenes causa frequentemente infecções na garganta, levando ao desenvolvimento de faringite e amigdalite. Esta infecção deve ser tratada corretamente para que não haja disseminação para outros tecidos. Além da infecção de garganta, a bactéria pode se disseminar causando Febre Reumática, Síndrome do Choque Tóxico e Escarlatina, por exemplo.
- Faringite e Amigdalite
A faringite bacteriana é a infecção causada na região da faringe por bactérias do gênero Streptococcus, destacando-se o S. pyogenes. O mesmo ocorro na amigdalite, porém o local da infecção vai ser nas amigdalas. Esta bactéria se encontra presente na microbiota normalmente, sem causar nenhuma infecção, porém como é de fácil transmissão (por exemplo, troca de talheres, espirro, gotículas de saliva, etc.), a carga bacteriana na região pode aumentar, o que favorece ao aparecimento da doença.
- Impetigo
A bactéria S. pyogenes também pode causar infecções na pele, levando ao desenvolvimento de impetigo. O impetigo é uma doença de pele, frequentemente em crianças, onde surge uma bolha, que estoura e fica com a região avermelhada, levando a formação de crostas ao redor da lesão. Pode ser causada por outras bactérias, além de S. pyogenes, e ocorre quando há uma baixa das células da imunidade.
- Erisipela
Outra doenças, porém que acomete frequentemente adultos, obesos e diabéticos, é a erisipela. A erisipela é uma doença caracterizada por feridas vermelhas formadas na pele, em geral nas pernas, porém pode aparecer no rosto e nos braços, causando uma dor muito forte no indivíduo. Se não tratada, pode levar ao aparecimento de pus e em casos mais grave, a necrose tecidual.
- Febre Reumática
A febre reumática, uma das principais doenças causadas pela infecção pela bactéria S. pyogenes, é uma doença autoimune, que surge após a infecção pela bactéria, onde há formação de anticorpos afim de combater o patógeno. Porém esta anticorpo acaba reagindo com moléculas própria do individuo, levando ao desenvolvimento da febre reumática. Os principais sintomas são dores nas articulações, fraqueza muscular e movimentos cardíacos involuntários.
- Escarlatina
Durante a infecção de garganta, a bactéria pode liberar toxinas que vão interagir com o organismo. Através destas toxinas, pode ocorrer o desenvolvimento da escarlatina. O sintoma que mais caracteriza a escarlatina são manchas vermelhas por todo o corpo. São poucas as pessoas que são sensíveis às toxinas da bactéria e podem desenvolver escarlatina, estando mais concentrada em crianças de idade escolar.
Diagnóstico
O diagnóstico de infecção pela bactéria S. pyogenes é de acordo com os sinais e sintomas do indivíduo, acompanhado de exames laboratoriais. O mais utilizado frequentemente é o exame imunológico que pesquisa o anticorpo anti-estreptolisina O (ASLO). Porém pode ser feito exame microbiológico, onde será coletado a secreção do local da infecção e cultivado em meio de cultura.
Comentários
Postar um comentário