Você já pensou em fazer seu próprio tempero em casa? Imagina só, o alívio de não ter que ficar indo ao mercado comprar temperos frescos toda semana? E melhor ainda, tem o risco de ter que usar rápido para não estragar e esquecer de congelar? Nesse post eu trouxe alguns temperos mais utilizados no dia a dia, para vocês começarem a fazer a hortinha em casa sem precisar se preocupar em ter aquele compromisso semanal no mercado, pois seus produtos favoritos e fresquinhos estão na sua casa.
Alecrim: Muito utilizado e bastante resistente, ele combina com uma variedade ampla de comida como, peixe, massas, pães, molho vermelho, dentre outras. O alecrim precisa de pouca água e de um solo drenável. Por ser originado de uma região seca planta precisa de muito sol para se desenvolver, e excesso de água pode fazer com que essa planta morra, cuidado! Ah e uma coisa bem bacana é que esse tempero não precisa de adubagem! Olha que de mais!!!!

Cebolinha: Cebolinha é um clássico na culinária brasileira e é claro que não poderia faltar em nossa lista. Esse tempero pode ser usado em vários pratos, como saladas frias, sopas, molhos, arroz temperados, frango ao molho, etc. A cebolinha pode se adaptar a várias temperaturas climáticas, porém tem preferência por climas mais ameno, sem muita variação de temperatura. Ele precisa de solo fofo drenado com matéria orgânica para se desenvolver e precisa estar sob sol pleno para crescer de forma saudável. Excesso de água também não é algo bom pra esse tempero, procure regar sempre que notar o solo seco. Na hora da colheita, você pode retirar a planta inteira de dentro do solo ou pode cortar 3 dedos acima do solo, do solo, sem prejudicar sem crescimento, pois ela voltará a se desenvolver em poucos dias. 
Hortelã: A hortelã é uma planta que combina e serve para uma variedade de pratos, desde chás, bolos e recheios doce, sucos até a remédios caseiros. É uma planta de fácil manutenção então é uma ótima opção para qualquer horta caseira. Para fazer o plantio dessa planta recomenda-se que o solo seja adubado, úmido e fofo. Ela gosta de receber bastante luz solar, porém não precisa ficar constantemente exposta. Precisa ser regada diariamente mas sem excesso para não encharcar o solo. Para garantir suas folhinhas, não deixe que a planta floresça. Retire os botões que nascerem, pois ajuda que a colheita dure mais.
Orégano: É um tempero coringa que pode ser usado em muitos pratos, massas, saladas e até remédios e chás caseiros. Essa planta aprecia o clima quente e precisa de sol direto por algumas horas. Essa planta aprecia um solo bem adubado, porém consegue se desenvolver bem em solos mais pobres e até em jardins pedregosos. A planta deve ser regada sempre que o solo esteja seco. A primeira colheita pode acontecer quando a planta já tiver 20 centímetros, Para usar a erva desidratada, as folhas devem secar em local escuro, seco e bem ventilado.
Fazendo hortas de temperos em casa
O tipo de horta pode ser de diversas formas, ela pode ser suspensa, em garrafas PET, vertical, etc. Tem diversas formas de manter o tempero plantado em casa. A melhor escolha é aquela que mais lhe agrada e melhor se encaixa com sua rotina e espaço.
Comentários
Postar um comentário