No verão é muito comum o surgimento de micoses de pele, aquelas adquiridas na praia ou na piscina e todo mundo começa a se preocupar não é mesmo?
As micoses podem ser divididas em dois grandes grupos: As micoses em pele e Pitiríase Versicolor (conhecida como pano branco). As micoses de pele são causadas por um fungo que se alimenta da queratina da pele.
Quando infectados por Tínea corporis, a característica dessa infecção é que ela cresce em formato arredondado com lesões avermelhadas descamativas (começa sair pedacinhos como se fosse uma casquinha), onde começa pequena e vai aumentando com um halo/borda mais vermelha, sendo esta, elevada e descamativa. Essas lesões podem demorar cerca de 2 meses para aparecer após a exposição ao fungo.
Pitiríase Versicolor (pano branco)
É uma infecção diferente, ele ataca a pele também, porém esse ataque é devido a uma liberação de toxina, e essa toxina faz mal aos melanócitos (células que fazem a pigmentação da pele). Por isso essa infecção tem como principal característica é a despigmentação da pele em alguma áreas. Os principais agentes dessa infecção é Malassezia furfur e Pityrosporum. Essa infecção é muito comum ter recorrências, ou seja, mesmo após ser tratada ela pode voltar novamente, então deve-se ter muita paciência durante o tratamento para que consigam eliminar o agente causador da infecção e a pele voltar a se pigmentar como antes.




Comentários
Postar um comentário