Pular para o conteúdo principal

Você sabe qual seu tipo de pele? 👩‍🦱

 Você sabe qual o seu tipo de pele? 

Hoje eu vou falar um pouco mais sobre os diferentes tipos de pele, que apensar de ser um assunto muito comentado hoje em dia, ainda tem gente que não consegue identificar seu tipo de pele, ou ainda, pessoas que pensam que só existam "pele oleosa e pele seca". Se engana, temos mais de três tipos de pele e hoje vou falar um pouco mais com vocês sobre elas. 


Pele normal

A pele normal tem como principal característica a textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada para hidratação do rosto, sem excesso de brilho ou ressecamento. As pessoas que tem a pele normal geralmente tem poros bem pequenos e pouco visíveis. As características de uma pele normal incluem: sem manchas, poros finos e textura macia e fina.

EXTRA: Para pessoas que tem a pele normal é preciso que haja uma higienização e hidratação diária. Substâncias como Rosa Mosqueta e sérum, pode ser uma boa opção para ter na rotina de cuidados. 

Pele alípica (seca) 

A principal queixa de pessoas que tem pele seca é a sensação de "secura" no rosto todo, assim que acabe de sair do banho ou lava o rosto, tempos depois caso não tenha feito a hidratação adequada, as pessoas relatam sentir a pele repuxar. A pele seca tem muita propensão a descascar e a ter sensibilidades em excesso devido a desidratação. Esse tipo de pele pode ser causada por fatores hormonais como menopausa e problemas na tireoide, ou também por condições ambientais, como tempo frio e seco, vento, radiação, etc. 


EXTRA: Evite tomar banhos quentes demorados caso tenha esse tipo de pele, pois a água quente desidrata ainda mais a pele, podendo gerar sensibilidade e mais ressecamento. 

Pele lipídica (oleosa)

A principal característica é a oleosidade no rosto todo. Poros mais dilatados e nem todas peles oleosas são acneicas (claro que esse tipo de pele tem mais tendências à formação da acne, mas não podemos culpar apenas o tipo de pele por isso, certo?!). A espinha não esta ligada necessariamente e somente ao tipo de pele e sim com o que a pessoa ingere e com os hormônios. 


EXTRA: Em sua rotina de Skin care, use a argila verde, ela é maravilhosa para esse tipo de pele e principalmente peles oleosas e acneicas, se for seu caso, aproveite bem essa argila. 
Pele mista 
É o tipo de pele mais frequente. Ela apresenta oleosidade na região da zona T (testa, nariz e queixo) onde tem as glândulas sebáceas e o resto do rosto é normal ou seco. Pessoas com pele mista, costumam apresentar espinha nessa região da zona T. 


EXTRA: Em sua rotina de Skin care use máscaras faciais e se preferir pode optar pela argila verde também.



Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologista. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relógio Biológico Chinês: o uso de plantas e ervas medicinais

Olá pessoal, vamos falar hoje sobre algumas ervas e plantas medicinais e falar sobre o relógio biológico segundo a medicina chinesa, onde daremos dicas e algumas recomendações para cuidar de sua saúde e de seus órgãos.  O poder das plantas medicinais para tratamento de doenças já são bem conhecidos, devido a sabedoria milenar, onde os povos reconheceram a eficácia das ervas e plantas medicinais para tratar diversas doenças. Muitas pessoas das gerações atuais cresceram com avós que tinham a receita de chás caseiros para curar uma dor ou um mal estar, podendo ser utilizadas também no tratamento de queimaduras leves, problemas no estômago, infecções, etc, onde de acordo com os sintomas apresentados existe uma planta com os princípios ativos específicos para trata-lo. Segundo a medicina chinesa (cultura que criou o relógio biológico humano há milhares de anos) o corpo humano funciona como um circuito fechado, onde as energias são canalizadas para os órgãos em det...

Segurança do trabalho

Muito se fala em segurança do trabalho (ST), mas vocês sabem de fato o que é a ST? Vocês sabem para que ela serve? No post de hoje para aumentar a conscientização da campanha abril verde, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.  A ST é um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes do trabalho. Ela atua também na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes, alem de proteger a integridade física do trabalhador. Um dos pilares principais da ST é o planejamento de gestão de risco, engenharia de risco e prevenção de acidentes.  A empresa tem uma responsabilidade de investir em segurança do trabalho, onde qualquer acidente dentro dela, ela é responsável, então ela não investindo em ST qualquer acidente que ocorre dentro dela, ela vai assumir essa responsabilidade, consequentemente processos trabalhistas e aumento de absenteísmo (pessoas indo trabalhar desmotivadas).  No Brasil, felizmente as ...

Câncer Colorretal (CCR): Fisiopatologia

  Conhecendo o Intestino Grosso O Intestino Grosso (IG) é o último órgão do sistema digestório e funciona como se fosse uma moldura para o Intestino Delgado (ID). O IG é dividido em porções: ceco, cólon ascendente,  cólon transverso,  cólon descendente, cólon sigmoide e reto. Posterior aos cólon, temos o reto e o ânus.  Fisiopatologia O câncer de colón retal é um tumor maligno que se desenvolve cerca de 50% das vezes na porção final do cólon, o reto. Ele se desenvolve a partir de um pólipo -pequenas verrugas, que crescem a partir do revestimento interno do intestino (mucosa). Existem diversos tipos de pólipos intestinais, mas há três tipos mais comuns, o pólipo hiperplásico  (geralmente pequenos), pólipos inflamatórios (acontecem em doenças inflamatórias intestinais, como na retocolite e doença de Crhon, podendo aumentar o risco de desenvolver câncer de colorretal) e pólipos adenomatosos (são os mais comuns e mais importantes devido seu alto potencial de se tran...