Você sabia que no jardim da sua casa pode ter plantas extremamente perigosas para bebês e crianças curiosas? E que se ingeridas podem levar a sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, alucinações, taquicardia e parada cardíaca? Algumas dessas plantas podem estar no quintal, varanda ou até mesmo na sua sala de estar, continue com a leitura a seguir para conhecer um pouco melhor os perigos que essas plantas ingênuas e bonitas podem causar em algum individuo de sua família ou amigos. As dicas e cuidados, valem também para animais domésticos como cachorro e gato, pois existem relatos de intoxicação desses animais com plantas de jardins.
Nome científico: Dieffenbachia picta Schott), seus efeitos é ocasionados devido ao princípio ativo presente na planta chamado de oxalato de cálcio, que incluem náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal, salivação abundante, dificuldade para engolir e asfixia. Em caso de ingestão pelos pets, essa planta pode provocar edemas, irritação, asfixia e até a morte.
Espada de são Jorge
Nome científico: Sansevieria trifasciata, essa planta pode pode causar hipersalivação, dor e queimação na boca e lábios, edema (inchaço) em língua e lábios. Ela tem um nível de toxicidade baixo porém é preciso evitar seu consumo, já que esta planta causa irritação na mucosa e salivação excessiva (a salivação excessiva, também pode ser um sinal de intoxicação em pets.
Nome científico: Nerium oleander L, é uma das plantas venenosas e altamente tóxicas mais belas, porém o látex que solta de suas folhas e flores podem provocar irritação na pele e olhos. Além disso, ingerir a espirradeira pode causar queimação na boca, lábios e língua, náuseas e vômitos. Em alguns casos pode levar a confusão mental, arritmia e parada cardíaca.
Tinhorão
Nome científico: Caladium bicolor Vent, é uma planta que tem folhas coloridas e que chama bastante atenção, além de produzir flores que se parece com as de um copo-de-leite. Seus efeitos incluem irritação nos olhos e na pele, e se ingerida, pode causar náuseas, vômitos e diarreia.
Copo-de-leite
Nome científico: Zantedeschia aethiopica, é uma planta extremamente bonita e delicada, porém venosa. Este vegetal tóxico pode causar danos ao ingeri-lá ou manuseá-lo, já que ela também tem oxalato de cálcio, que pode provocar quemações, dores, vômitos, diarreia, salivação, dificuldade ao ingerir, cálculos renais, etc.
Comentários
Postar um comentário