Pular para o conteúdo principal

Plantas tóxicas no jardim de casa? 🌷

 Você sabia que no jardim da sua casa pode ter plantas extremamente perigosas para bebês e crianças curiosas? E que se ingeridas podem levar a sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, alucinações, taquicardia e parada cardíaca? Algumas dessas plantas podem estar no quintal, varanda ou até mesmo na sua sala de estar, continue com a leitura a seguir para conhecer um pouco melhor os perigos que essas plantas ingênuas e bonitas podem causar em algum individuo de sua família ou amigos. As dicas e cuidados, valem também para animais domésticos como cachorro e gato, pois existem relatos de intoxicação desses animais com plantas de jardins. 



Comigo-ninguém pode 
Nome científico: Dieffenbachia picta Schott), seus efeitos é ocasionados devido ao princípio ativo presente na planta chamado de oxalato de cálcio, que  incluem náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal, salivação abundante, dificuldade para engolir e asfixia. Em caso de ingestão pelos pets, essa planta pode provocar edemas, irritação, asfixia e até a morte.


Espada de são Jorge 
Nome científico: Sansevieria trifasciata, essa planta pode pode causar hipersalivação, dor e queimação na boca e lábios, edema (inchaço) em língua e lábios. Ela tem um nível de toxicidade baixo porém é preciso evitar seu consumo, já que esta planta causa irritação na mucosa e salivação excessiva (a salivação excessiva, também pode ser um sinal de intoxicação em pets. 


Espirradeira 
Nome científico: Nerium oleander L, é uma das plantas venenosas e altamente tóxicas mais belas, porém o látex que solta de suas folhas e flores podem provocar irritação na pele e olhos. Além disso, ingerir a espirradeira pode causar queimação na boca, lábios e língua, náuseas e vômitos. Em alguns casos pode levar a confusão mental, arritmia e parada cardíaca.




Tinhorão
Nome científicoCaladium bicolor Vent, é uma planta que tem folhas coloridas e que chama bastante atenção, além de produzir flores que se parece com as de um copo-de-leite. Seus efeitos incluem irritação nos olhos e na pele, e se ingerida, pode causar náuseas, vômitos e diarreia.  


Copo-de-leite
Nome científicoZantedeschia aethiopica, é uma planta extremamente bonita e delicada, porém venosa. Este vegetal tóxico pode causar danos ao ingeri-lá ou manuseá-lo, já que ela também tem oxalato de cálcio, que pode provocar quemações, dores, vômitos, diarreia, salivação, dificuldade ao ingerir, cálculos renais, etc. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relógio Biológico Chinês: o uso de plantas e ervas medicinais

Olá pessoal, vamos falar hoje sobre algumas ervas e plantas medicinais e falar sobre o relógio biológico segundo a medicina chinesa, onde daremos dicas e algumas recomendações para cuidar de sua saúde e de seus órgãos.  O poder das plantas medicinais para tratamento de doenças já são bem conhecidos, devido a sabedoria milenar, onde os povos reconheceram a eficácia das ervas e plantas medicinais para tratar diversas doenças. Muitas pessoas das gerações atuais cresceram com avós que tinham a receita de chás caseiros para curar uma dor ou um mal estar, podendo ser utilizadas também no tratamento de queimaduras leves, problemas no estômago, infecções, etc, onde de acordo com os sintomas apresentados existe uma planta com os princípios ativos específicos para trata-lo. Segundo a medicina chinesa (cultura que criou o relógio biológico humano há milhares de anos) o corpo humano funciona como um circuito fechado, onde as energias são canalizadas para os órgãos em det...

Segurança do trabalho

Muito se fala em segurança do trabalho (ST), mas vocês sabem de fato o que é a ST? Vocês sabem para que ela serve? No post de hoje para aumentar a conscientização da campanha abril verde, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.  A ST é um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes do trabalho. Ela atua também na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes, alem de proteger a integridade física do trabalhador. Um dos pilares principais da ST é o planejamento de gestão de risco, engenharia de risco e prevenção de acidentes.  A empresa tem uma responsabilidade de investir em segurança do trabalho, onde qualquer acidente dentro dela, ela é responsável, então ela não investindo em ST qualquer acidente que ocorre dentro dela, ela vai assumir essa responsabilidade, consequentemente processos trabalhistas e aumento de absenteísmo (pessoas indo trabalhar desmotivadas).  No Brasil, felizmente as ...

Câncer Colorretal (CCR): Fisiopatologia

  Conhecendo o Intestino Grosso O Intestino Grosso (IG) é o último órgão do sistema digestório e funciona como se fosse uma moldura para o Intestino Delgado (ID). O IG é dividido em porções: ceco, cólon ascendente,  cólon transverso,  cólon descendente, cólon sigmoide e reto. Posterior aos cólon, temos o reto e o ânus.  Fisiopatologia O câncer de colón retal é um tumor maligno que se desenvolve cerca de 50% das vezes na porção final do cólon, o reto. Ele se desenvolve a partir de um pólipo -pequenas verrugas, que crescem a partir do revestimento interno do intestino (mucosa). Existem diversos tipos de pólipos intestinais, mas há três tipos mais comuns, o pólipo hiperplásico  (geralmente pequenos), pólipos inflamatórios (acontecem em doenças inflamatórias intestinais, como na retocolite e doença de Crhon, podendo aumentar o risco de desenvolver câncer de colorretal) e pólipos adenomatosos (são os mais comuns e mais importantes devido seu alto potencial de se tran...