Alimentos Orgânicos X Alimentos Transgênicos
Quando se fala sobre alimentos orgânicos e alimentos transgênicos, qual a primeira coisa que vem em sua cabeça? Um usa agrotóxico e outro não? Um é mais barato que o outro? No decorrer deste post vamos discutir melhor sobre esse assunto, pois tem muito mais teoria por trás desses conceitos do que essas simples questões.
Os alimentos orgânicos são produzidos da forma mais natural possível, sem agrotóxicos, hormônios, fertilizantes sintéticos, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. O produto dessa plantação tem que ter pelo menos 95% de composição orgânica e com isso ele recebe um selo que permite sua comercialização. A agricultura orgânica são como conhecemos popularmente como "ecofriendly", busca fazer o correto em todas as fases de produção e isso tem um efeito extremamente benéfico para o nosso planeta e claro a nossa consciência, né?!
A agricultura orgânica procura sempre produzir alimentos de alta qualidade para os seres humanos. E para ter essa alta qualidade, precisa serem produzidos com respeito e harmonia com as leis e os processos da natureza. Os insetos, fungos, bactérias, vírus, vermes, etc, são agentes essenciais da natureza que tem função dentro do sistema para degradar e reciclar aquilo que está em desarmonia. Os alimentos orgânicos são extremamente benéficos e tem efeitos direto com nossa própria saúde. Ao escolher alimentos orgânicos a população estimula o crescimento desse prática, aumenta a oferta e diminui o preço para o consumidor final.
Os alimentos transgênicos são produzidos a partir de sementes que passam por modificações genéticas em laboratórios. Essa modificação acontece por vários motivos, para aumentar a resistência a pragas, produção em sazonalidade diferentes e para saúde, ambiente e planeta, essas alterações podem ser prejudiciais.
Os alimentos transgênicos são cultivados em monocultura, um tipo de cultura em um espaço e terreno grande. E isso pode ser considerado um ponto negativo pois a perda de biodiversidade é grande. Quando observamos um cultivo de soja ou cana, por exemplo, é um lugar totalmente verde com apenas aquelas plantações, sem árvores, plantas, microrganismos, pássaros, insetos, etc. Essa biodiversidade escassa é extremamente prejudicial em diversos aspectos, precisam transformar essas plantações em espaços mais diversos, como agrofloresta. A biodiversidade é extremamente importante para sobrevivência de nos seres humanos. Das monoculturas de milho e soja, cerca de 70% vai para a ração animal e até exportada, mas considerando essas sementes para uso de ração animal, de certa forma esses transgênicos voltam para nós em forma de carne bovina, milho de pipoca e até frutas. A transgenia é ruim pois causa a perda de biodiversidade, perda de água, perda de terra, etc.
Curiosidade: Um estudo realizado na França, demonstrou que ratos que se alimentaram de sementes transgênicas desenvolveram grandes quantidades de cânceres se comparados com ratos que não receberam rações transgênicas. Há quem diga que não pode se comprar com seres humanos os resultados obtidos em ratos. Mas já pensaram que na área da saúde esses animais são essências para o desenvolvimento e objetos de estudos para descoberta de curas, medicamentos e até vacinas?! Bom de qualquer forma, estamos sendo cobaias humanas da transgenia e não saberemos os resultados desses experimentos a longo prazo, pois acredito que alterações genéticas, mutações ou qualquer alterações que aconteçam não estaremos mais em vida na terra para que possamos chegar a um veredito, se faz mal m ou bem esse processo.
Comentários
Postar um comentário