Pular para o conteúdo principal

Alimentos Orgânicos 🥦 X Alimentos Transgênicos 🌽

 Alimentos Orgânicos X Alimentos Transgênicos 

Quando se fala sobre alimentos orgânicos e alimentos transgênicos, qual a primeira coisa que vem em sua cabeça? Um usa agrotóxico e outro não? Um é mais barato que o outro? No decorrer deste post vamos discutir melhor sobre esse assunto, pois tem muito mais teoria por trás desses conceitos do que essas simples questões.

Os alimentos orgânicos são produzidos da forma mais natural possível, sem agrotóxicos, hormônios, fertilizantes sintéticos, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. O produto dessa plantação tem que ter pelo menos 95% de composição orgânica e com isso ele recebe um selo que permite sua comercialização. A agricultura orgânica são como conhecemos popularmente como "ecofriendly", busca fazer o correto em todas as fases de produção e isso tem um efeito extremamente benéfico para o nosso planeta e claro a nossa consciência, né?! 

A agricultura orgânica procura sempre produzir alimentos de alta qualidade para os seres humanos. E para ter essa alta qualidade, precisa serem produzidos com respeito e harmonia com as leis e os processos da natureza. Os insetos, fungos, bactérias, vírus, vermes, etc, são agentes essenciais da natureza que tem função dentro do sistema para degradar e reciclar aquilo que está em desarmonia. Os alimentos orgânicos são extremamente benéficos e tem efeitos direto com nossa própria saúde. Ao escolher alimentos orgânicos a população estimula o crescimento desse prática, aumenta a oferta e diminui o preço para o consumidor final.

 Os alimentos transgênicos são produzidos a partir de sementes que passam por modificações genéticas em laboratórios. Essa modificação acontece por vários motivos, para aumentar a resistência a pragas, produção em sazonalidade diferentes e para saúde, ambiente e planeta, essas alterações podem ser prejudiciais. 


Os alimentos transgênicos são cultivados em monocultura, um tipo de cultura em um espaço e terreno grande. E isso pode ser considerado um ponto negativo pois a perda de biodiversidade é grande. Quando observamos um cultivo de soja ou cana, por exemplo, é um lugar totalmente verde com apenas aquelas plantações, sem árvores, plantas, microrganismos, pássaros, insetos, etc. Essa biodiversidade escassa é extremamente prejudicial em diversos aspectos, precisam transformar essas plantações em espaços mais diversos, como agrofloresta. A biodiversidade é extremamente importante para sobrevivência de nos seres humanos. Das monoculturas de milho e soja, cerca de 70% vai para a ração animal e até exportada, mas considerando essas sementes para uso de ração animal, de certa forma esses transgênicos voltam para nós em forma de carne bovina, milho de pipoca e até frutas. A transgenia é ruim pois causa a perda de biodiversidade, perda de água, perda de terra, etc. 


Outro fator negativo da transgenia levantada por diversos autores é o fato de patentear qualquer modificação feita em qualquer semente, pois a alteração gera um produto novo não existente antigamente. Por exemplo, se você pegar um gene especifico do peixe e colocar no tomate para o tomate ter aquela alteração específica, isso gera uma criação nova e com isso uma nova patente sobre aquilo é criada. Isso é um fator ruim pois torna os agricultores escravos das industrias. Atualmente há somente 6 empresas responsáveis pela comida mundial, a Monsanto, Bayer, Dupont, Syngenta e Bast, porém a Bayer e Monsanto se uniram, então atualmente são 5. É extremamente injusto são poucas pessoas que tomam conta da comida mundial, por isso que a fome ainda existe, porque enquanto houver poucas pessoas "super poderosas $$$" controlando a forma com que a comida é produzida, distribuída e consumida, a fome vai existir. A fome não é um problema técnico a fome é um problema politico.  Um símbolo comum encontrado em alimentos modificados é o símbolo T o que indica que aquele alimento sofreu por uma alteração genética para obter alguma característica específica (essas características não são apenas na aparência e tamanho, mas sim associadas a resistência a algumas pragas e microrganismo, por exemplo).

Curiosidade: Um estudo realizado na França, demonstrou que ratos que se alimentaram de sementes transgênicas desenvolveram grandes quantidades de cânceres se comparados com ratos que não receberam rações transgênicas. Há quem diga que não pode se comprar com seres humanos os resultados obtidos em ratos. Mas já pensaram que na área da saúde esses animais são essências para o desenvolvimento e objetos de estudos para descoberta de curas, medicamentos e até vacinas?! Bom de qualquer forma, estamos sendo cobaias humanas da transgenia e não saberemos os resultados desses experimentos a longo prazo, pois acredito que alterações genéticas, mutações ou qualquer alterações que aconteçam não estaremos mais em vida na terra para que possamos chegar a um veredito, se faz mal m ou bem esse processo.

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relógio Biológico Chinês: o uso de plantas e ervas medicinais

Olá pessoal, vamos falar hoje sobre algumas ervas e plantas medicinais e falar sobre o relógio biológico segundo a medicina chinesa, onde daremos dicas e algumas recomendações para cuidar de sua saúde e de seus órgãos.  O poder das plantas medicinais para tratamento de doenças já são bem conhecidos, devido a sabedoria milenar, onde os povos reconheceram a eficácia das ervas e plantas medicinais para tratar diversas doenças. Muitas pessoas das gerações atuais cresceram com avós que tinham a receita de chás caseiros para curar uma dor ou um mal estar, podendo ser utilizadas também no tratamento de queimaduras leves, problemas no estômago, infecções, etc, onde de acordo com os sintomas apresentados existe uma planta com os princípios ativos específicos para trata-lo. Segundo a medicina chinesa (cultura que criou o relógio biológico humano há milhares de anos) o corpo humano funciona como um circuito fechado, onde as energias são canalizadas para os órgãos em det...

Segurança do trabalho

Muito se fala em segurança do trabalho (ST), mas vocês sabem de fato o que é a ST? Vocês sabem para que ela serve? No post de hoje para aumentar a conscientização da campanha abril verde, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.  A ST é um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes do trabalho. Ela atua também na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes, alem de proteger a integridade física do trabalhador. Um dos pilares principais da ST é o planejamento de gestão de risco, engenharia de risco e prevenção de acidentes.  A empresa tem uma responsabilidade de investir em segurança do trabalho, onde qualquer acidente dentro dela, ela é responsável, então ela não investindo em ST qualquer acidente que ocorre dentro dela, ela vai assumir essa responsabilidade, consequentemente processos trabalhistas e aumento de absenteísmo (pessoas indo trabalhar desmotivadas).  No Brasil, felizmente as ...

Câncer Colorretal (CCR): Fisiopatologia

  Conhecendo o Intestino Grosso O Intestino Grosso (IG) é o último órgão do sistema digestório e funciona como se fosse uma moldura para o Intestino Delgado (ID). O IG é dividido em porções: ceco, cólon ascendente,  cólon transverso,  cólon descendente, cólon sigmoide e reto. Posterior aos cólon, temos o reto e o ânus.  Fisiopatologia O câncer de colón retal é um tumor maligno que se desenvolve cerca de 50% das vezes na porção final do cólon, o reto. Ele se desenvolve a partir de um pólipo -pequenas verrugas, que crescem a partir do revestimento interno do intestino (mucosa). Existem diversos tipos de pólipos intestinais, mas há três tipos mais comuns, o pólipo hiperplásico  (geralmente pequenos), pólipos inflamatórios (acontecem em doenças inflamatórias intestinais, como na retocolite e doença de Crhon, podendo aumentar o risco de desenvolver câncer de colorretal) e pólipos adenomatosos (são os mais comuns e mais importantes devido seu alto potencial de se tran...