Janeiro branco é uma campanha de conscientização realizada no mês de janeiro para conscientização da população e das instituições humanas sobre questões referentes a saúde mental e emocionais.
Janeiro sendo o primeiro mês do ano, tem inúmeros símbolos culturais, geralmente as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, carreira, relações sociais, refletem sobre sua existência, fazem planos futuros e estão animadas para planejar o ano que se inicia. O Branco simboliza algo limpo, algo que pode ser escritos ou reescritos com algumas alterações, baseados em suas experiências anteriores.
A campanha de janeiro, busca sempre quebrar os tabus e orientam a população no mundo todo e inspiram autoridades sobre a importância das questões relacionadas às vidas de todo mundo. Janeiro branco é uma forma de reflexão e ações sobre a saúde mental. A campanha promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, workshops, caminhadas, entrevista midiáticas, rodas de conversas e abordagem de pessoas em qualquer lugar que ela se encontra: igreja, trabalho, ruas, empresas, academias, hospitais, etc. Em 2021 devido a pandemia de COVID-19 essa campanha se adaptou para meios online e campanhas realizadas em tem priorizado espaços abertos.
A importância da saúde mental é um fator extremamente importante que nos possibilita certos ajustes quando necessário, para lidarmos com emoções positivas e negativas, investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social saudável. A saúde mental é primordial para que o organismo em geral possa trabalhar de uma forma saudável e equilibrada, evitando assim doenças secundárias ocasionadas a desordem mental.
Devido a pandemia do COVID-19 que estamos enfrentando desde 2020, manter a sanidade e saúde mental nesse período de isolamento se torna algo ainda mais desafiador, visto que milhares de famílias estão perdendo seus empregos, comércio, escolas estão sobrecarregando jovens estudantes de milhares de lições e atividades, isso sem citar os estudantes universitários que estão finalizando a faculdade nesse período tão caótico, gerando assim um sentimento de frustação e ansiedade visto que o mercado de trabalho atualmente encontra-se estagnado. Manter a sanidade mental na atual situação que encontra o país é algo realmente desafiador, mas não podemos perder as esperanças de melhorias futuras.
Comentários
Postar um comentário