Olá pessoal, no blog de hoje vamos falar um pouco sobre como montar o vaso para receber a muda de planta, passo a passo. Então vamos lá!!
Primeiramente antes de mais nada, precisamos de um vaso adequado para receber a muda de planta, detalhes como qual muda irá plantar é essencial para escolher o tamanho do vaso, uma muda lança de São Jorge, por exemplo, pode ser plantada em um vaso médio. Vale lembrar que o vaso utilizado para a plantação deve conter furos em seu interior, podendo haver vários furos ou apenas um central. Os furos deve vir acompanhado do vaso ou feito manualmente.
Figura 1 - Vasos com furos no meio
IMPORTANTE: Em casos de vasos com apenas um furo no fundo, deve-se colocar um pedaço de telha ou tijolo formando uma espécie de "cabana" voltado para o fundo, para evitar que furo seja tampado.
Após a escolha do vaso, inicialmente deve-se fazer a camada de drenagem, pois a camada de drenagem é muito importante para que com o tempo as raízes de sua muda não apodreça por conta do excesso de água que fica no fundo do vaso. Essa camada pode ser feito com argila expandida, que pode ser encontrado facilmente em qualquer loja jardinagem, ou com brita.
Depois de ter feito a camada de drenagem, adiciona-se areia, podendo ser qualquer areia, menos areia de praia devido a alta quantidade de salina na areia, o que pode prejudicar as raízes de sua planta.
IMPORTANTE: Existem pessoas que não gosta de usar areia e optam por uma manta de drenagem, chamada de bidim, principalmente se o vaso estiver em varandas ou dentro de casa, pois a manta oferece uma proteção a mais, onde impede que o excesso de água saia pelos buracos e carregue terra junto. Vale lembrar que a manta de bidim com o tempo vai apodrecendo devido sua vida útil ter um tempo menor, podendo criar fungos e prejudicar as raízes de sua planta.
Figura 4- Vaso com areia após camada de drenagem
O próximo passo após a adição de areia ou manta de drenagem é adicionado o substrato (terra) que já pode estar toda adubada, ou adiciona-se a terra e logo em seguida o adubo de escolha e depois completa o vaso com terra.
Figura 5- Vaso completo.
E por último adiciona a muda de planta ou a semente no centro do vaso.
Figura 6- Vaso com muda central
Então é isso pessoal, preparados para plantar aquela mudinha que sempre quis? Deixe seu comentário aqui em baixo sobre o que vocês acharam.
Comentários
Postar um comentário